Entre o direito e o preconceito: violência institucional contra adolescente autor de ato infracional

Autores/as

  • Edna Gomes de Souza UERN
  • Mônica Rafaela de Almeida UFERSA

Palabras clave:

Violência Institucional, Adolescente, Ato infracional.

Resumen

Atualmente existem várias formas de manifestação da violência, estas podem se dá no plano físico, moral e psicológico. Quanto aos espaços e atores implicados, as violências podem se dá nos distintos espaços sociais e institucionais. Assim, este trabalho procurou analisar uma situação de violência institucional contra adolescente autor de ato infracional em um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte. Para tanto, avaliou-se o caso de violência e analisou-se a intervenção que foi realizada com os profissionais envolvidos na situação. O material produzido foi analisado a partir da Análise de Conteúdo Temática. Observamos que a maioria dos profissionais não tem formação para trabalhar com crianças e adolescentes, desconhecendo as legislações que fundamentam a proteção infantojuvenil no Brasil, e isto pode ser um dos fatores produtores da violência institucional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edna Gomes de Souza, UERN

Especialista em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Cursando Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Assistente Social da Câmara Municipal de Mossoró/ RN.

Mônica Rafaela de Almeida, UFERSA

Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Psicóloga da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

 

Publicado

2019-07-31

Cómo citar

Souza, E. G. de, & Almeida, M. R. de. (2019). Entre o direito e o preconceito: violência institucional contra adolescente autor de ato infracional. Sociedade Em Debate, 25(2), 92-111. Recuperado a partir de https://re.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1803