Categoria Bancária Privada: por que e como adoecem os trabalhadores

Autores/as

  • Natália Cristina Grassi Centro Universitário UNIVATES
  • João Carlos Britto Centro Universitário UNIVATES
  • Liciane Diehl Centro Universitário UNIVATES

Palabras clave:

Saúde mental, Saúde do trabalhador, Riscos ocupacionais, Ambiente de trabalho, Condições de trabalho.

Resumen

O objetivo desse estudo foi conhecer os motivos mais frequentes de afastamento por atestados médicos e/ou licenças de saúde fornecidas a trabalhadores bancários de instituições financeiras privadas de municípios do Vale do Taquari-RS. A abordagem utilizada foi mista de complementaridade e foram envolvidos 15 profissionais com histórico de adoecimento. As principais formas de adoecimento referem-se à depressão, ao estresse, à ansiedade e à LER/DORT. Ainda, é identificada a presença de assédio moral vertical e horizontal. A disponibilização de informações sobre o processo saúde-doença desses profissionais poderá apoiar revisões dos métodos de gestão praticadas no ambiente de trabalho bancário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Natália Cristina Grassi, Centro Universitário UNIVATES

Pós-graduanda em Finanças e Controladoria (UNIVATES). Bacharela em Administração (UNIVATES). Lajeado-RS.

João Carlos Britto, Centro Universitário UNIVATES

Doutor em Ambiente e Desenvolvimento (UNIVATES). Mestre em Administração de Empresas e Marketing (PUC-Rio). Bacharel em Administração (UNIVATES).  Professor do Centro de Gestão Organizacional da UNIVATES. Lajeado-RS.

Liciane Diehl, Centro Universitário UNIVATES

Doutoranda em Psicologia (UNISINOS). Mestre em Psicologia Social (PUCRS). Psicóloga (UNISINOS). Professora do Centro de Gestão Organizacional e do curso de Psicologia da UNIVATES.

Publicado

2018-04-23

Cómo citar

Grassi, N. C., Britto, J. C., & Diehl, L. (2018). Categoria Bancária Privada: por que e como adoecem os trabalhadores. Sociedade Em Debate, 24(2), 101 - 121. Recuperado a partir de https://re.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1743