Perspectivas Internas sobre o Ensino Superior dentro do Sistema Prisional Britânico
Resumo
Este artigo descreve a jornada compartilhada por alunos da Universidade de Westminster e do Programa de Ensino Superior de Grendon, que cursam o ensino superior em uma prisão comunitária terapêutica e democrática. Suas histórias pessoais relatam a jornada rumo ao ensino superior e se baseiam nas ideias de Freire (1970), que destacou a natureza opressora do encarceramento e, em particular, o “sistema bancário” de aprendizagem, do qual a maioria dos alunos nas prisões são obrigados a participar. “A educação bancária é paternalista e narrativa em seu caráter” (Freire, 1970, pp. 73-74). Diferente de muitas outras formas de educação dentro do sistema prisional, nosso grupo de leitura baseia-se no pensamento crítico. Não nos dizem o que pensar ou como ser, mas sim valorizam nossa visão de vida e nos incentivam a compartilhar nossas experiências. O grupo de leitura de Criminologia Britânica dos Condenados (BCC) tenta alcançar isso por meio de discussões abertas, análise crítica de textos relevantes e debates honestos no campo da Criminologia Crítica neste ano, inspirando-se em “The Felon”, de John Irwin (1970).